A HISTÓRIA DA CERVEJA ARTESANAL

A revolução da cerveja artesanal pode parecer nova, mas ela defende estilos de cerveja que existem há séculos - e, afinal o que é cerveja artesanal?

O preparo de bebidas fermentadas já existe há mais de quatro mil anos. Porém, é bastante provável que a cerveja seja anterior a esse período, possivelmente desde quando os seres humanos começaram a cultivar grãos.

A cerveja que bebemos hoje é mais parecida com a que tem sido produzida nos últimos 150 anos.Até o seculo XVIII, a maior parte das cervejas do mundo era escura ou preta. Grãos maltados, que conferem cor, sabor e teor alcoólico às cervejas, eram cozidos grosseiramente somente a níveis escuros ou pretos.

Com a invenção de novos combustíveis (como o coque), permitiu-se maior controle de calor, resultando na secagem mais leve de maltes e em cervejas de cor mais claras: as primeiras pale ales.

A Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX levou a enormes avanços em tecnologia, transporte e ciência, gerando um grande impacto na fabricação de cervejas.

As cervejas IPA, porter, stout e lagerforam inventadas em um espaço de tempo de aproximadamente 150 anos.

A escassez de grãos durante as duas Guerras Mundiais retardou os avanços da fabricação de cerveja.

Na segunda metade do século XX, a cerveja estava ficando cada vez mais barata, e a popularidade do tipo pasteurizada, a fim de melhorar a sua vida útil, resultou em produtos ruins produzidos em massa e com pouco sabor.

Na década de 1970, movimentos culturais melhoram o padrão da bebida e da sua fabricação, iniciando uma revolução da "cerveja artesanal" que continua até hoje. O termo, aliás, é geralmente utilizado para designar a bebida fabricada com uma visão artística e considera primeiramente o sabor. É uma cerveja feita para ser saboreada, não para encher a cara.

No Brasil

Por aqui, a bebida chegou somente em 1808, trazida pela família Real Portuguesa. As cervejas artesanais, no entanto, são um fenômeno recente. As primeiras cervejaria do tipo se tornaram mais comuns no últimos vinte anos.

Atualmente, elas estão concentradas na região sul e nos estados de Minas Gerais e de São Paulo, mas o mercado tem apresentado boa presença também no Norte e Nordeste.

A definiçao da Brews Association de um "cervejeiro artesanal"

Um cervejeiro artesanal pode ser:
  • Pequeno: produção anual de seis milhões de barris de cerveja ou menos. A produção é atribuída a um cervejeiro de acordo com as regras de cervejaria.
  • Independente: menos de 25% da cervejaria artesanal deve pertencer ou ser controlada por um membro da indústria de bebidas alcoólicas, que não seja um cervejeiro artesanal.
  • Tradicional: um cervejeiro que tem como carro-chefe uma cerveja puro malte ou tem pelo menos 50% do seu volume em cervejas puro malte ou em bebidas que usam adjuntos para aumentar o sabor, e não diminuí-lo.




Cerveja, cervejaria, cervejeiro, cerveja artesanal

Fonte: Super guia da cerveja


SHARE

Unknown

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário