DUVEL

 A história começou no dia 12 de setembro de 1871 quando Jan-Léonard Moortgat, descendente de uma família de cervejeiros, juntamente com a mulher, Maria Hendrika De Block, construiu a cervejaria Moortgat no centro de Breendonck, uma pequena aldeia flamenca ao norte da cidade de Bruxelas. 

Era uma cervejaria familiar com a produção vendida somente no mercado local. Com perseverança ele conseguiu construir uma clientela fiel para suas cervejas de alta fermentação, conhecidas como ALE. 

Quase na virada do século, seus filhos, Albert e Victor, assumiram os negócios. Albert virou o mestre-cervejeiro e Victor distribuía os produtos, utilizando para isso uma modesta charrete. 

Como muitas empresas, as cervejarias belgas sofreram nesse período. Os alemães confiscaram os tanques de cobre e os cavalos das cervejarias. Como não conseguiam comprar malte, era quase impossível produzir cerveja.
Amarelo intenso, brilhante, quase luminoso e espuma cremosa, densa, com muito perfume de lúpulo e deliciosos toques frutados. Uma cerveja única, de sabor inconfundível, produzida com cuidado e devoção. 

Assim é a DUVEL (pronuncia-se Dú-véu, em português), considerada uma das melhores cervejas do mundo por ser extremamente complexa e alcoólica e ao mesmo tempo agradável e fácil de beber. É uma cerveja clássica que deu início ao estilo Belgian Golden Strong Ale. 
Duvel (diabo em flamengo), um nome comum para cervejas estrangeiras, é uma das mais famosas cervejas no mundo. Em degustações internacionais, Duvel sempre está presente, sendo por vezes utilizada como base comparativa para outras de seu tipo.
A história de Duvel começa em 1918 (apesar de sua cervejaria ser ainda mais antiga), quando, com fórmula de Albert Moortgat, era produzida exclusivamente para consumo dos Aliados da 1ª guerra mundial.

Seu nome então era Victory Ale. Em 1923, um amigo de Moortgat experimentou a cerveja e disse: "Que diabo de cerveja"; o que acabou influenciando o novo nome: Duvel.

cerveja, cervejas, cervejas artesanais, cervejas especiais, cerveja artesanal, cervejaria, cervejarias, malte, cevada, lúpulo, duvel,

Uma das melhores coisas em se degustar uma DUVEL é o ritual para servi-la. A tradicional tulipa da cerveja, criada no final da década de 1960 e primeira a acomodar 330 ml, já é um espetáculo por si só. 

A temperatura deve estar entre 8 e 10°C para garantir a melhor percepção dos aromas e sabores da cerveja. Ao manipular a garrafa, se deve tomar o cuidado para não misturar a levedura que está decantada no fundo. 

Este mesmo cuidado deve ser tomado ao servi-la na taça, deixando a levedura na garrafa com um pouco da cerveja. Este ritual serve para deixar a cerveja límpida e transparente. A formação de espuma impressiona pela densidade.
Devido à alta utilização do CO2 em sua formulação, a DUVEL não é comercializada em barris e não é pasteurizada; além disso, sua validade é de três anos. 


Cerveja e cervejarias no mundo

DUVEL

Fonte: Wikipedia, Mundo das Marcas


SHARE

Unknown

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário