Tudo Sobre a Espuma da Cerveja - Cervejas Especiais e Cervejas Artesanais

Tudo Sobre a Espuma da Cerveja - Cervejas Especiais e Cervejas Artesanais
Cervejas Artesanais e Cervejas Especiais

A espuma


Antes de abrir uma garrafa, deve-se verificar se no rótulo há a inscrição - refermentada na garrafa (bottle-conditioned). isso significa que a cerveja passou por fermentação secundaria na garrafa e, portanto, requer mais cuidado ao ser aberta, pois pode estar sob pressão, o que provocará excesso de espuma.

A espuma é uma parte muito importante das cervejas, pois os aromas são liberados através da evaporação do gás nelas contido.

Todas as cervejas, de qualquer estilo, produzem espuma - algumas mais, outras menos. Entretanto, nem todas retêm o colarinho, característica que depende do estilo.

Ao servir a cerveja, deve-se virar vagarosamente o liquido até a metade do copo e em seguida, afastar o copo e completa-lo de maneira a produzir a espuma. O ideal é um colarinho de 2 a 3 centímetros (mais ou menos dois dedos), contudo, é preciso levar em consideração as características próprias de cada estilo - por exemplo, cervejas estilo Stout e Porter têm pouca espuma, enquanto que as de trigo produzem bastante espuma.

Em geral, a espuma não deve ultrapassar um terço do volume do copo.

Tudo Sobre a Espuma da Cerveja - Cervejas Especiais e Cervejas Artesanais
Como Servir Cerveja

Também deve-se evitar consumir cerveja que não produza nenhuma espuma, porque mesmo daquelas das quais não se espera uma produção abundante, um minimo de espuma é desejável.

A aparência da espuma também é importante: bolhas muito grandes podem indicar a presença de adjuntos ou uma contaminação.

Espuma consistente, densa, é bom sinal. É desejável, também, que ao esvaziar o copo, um pouco de espuma permaneça em suas paredes, o chamado Brussels Lace - isso quer dizer que a cerveja é de boa qualidade, que sua conservação está adequada, que a temperatura da cerveja está correta e que o copo está limpo.

No caso do chope, a qualidade da espuma ainda pode ser prejudicada por problemas na chopeira, como serpentina sem a correta limpeza, pressão ou temperatura inadequadas.

Chope servido com pouco gás também pode significar que o barril já esta quase no final.

Essa é uma dica muito importante para os apreciadores da loirinha.

Até a próxima!!!
SHARE

Unknown

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário