HARMONIZAÇÃO - SÉRIE CERVEJAS ESPECIAIS

Por muito tempo, o vinho teve a reputação da bebida alcoólica que mais combina com a comida. Uma das razões mais fortes é a sua simplicidade. Existem o vinho o branco e o tinto. O branco vai bem com pratos mais leves, como frango e peixe, e o tinto combina com carnes escuras. Fácil, simples...e chato.

Com o boom da cerveja artesanal, há mais cervejas e variedades ao nosso alcance. Elas podem ser defumadas, frutadas, amargas, encorpadas ou bem bizarras. Para cada prato, há uma cerveja que combina perfeitamente.

Basta um pouco de experimentação para encontrar o que funciona melhor. Devido à diversidade de cervejas, comidas e preferências pessoais, não há regras exatas na hora da harmonização. Mas também não é um mistério.

Abaixo estão algumas orientações comuns para se considerar na combinação de alimentos. Na próxima vez que tomar uma cerveja ou várias cervejas e ao cozinhar, você terá algumas idéias interessantes para combinar sua cerveja especial.

cerveja, cervejas, cervejas artesanais, cervejas especiais, cerveja artesanal, cervejaria, cervejarias, malte, cevada, lúpulo, harmonização,
Para cortar
Para alimentos suculentos, gordurosos ou oleosos, como cordeiro, pato e queijo salgado, a cerveja certa pode "quebrar" a gordura e limpar o paladar, preparando-o para a próxima mordida. Uma saison borbulhante e acentuada "corta" a gordura do cordeiro, enquanto que uma cerveja amarga tira o gosto de blue cheese da boca.

Para coordenar
Pratos leves, como saladas e peixes, combinam com cervejas claras, como as pilsners e as de trigo. Carnes e sobremesas pesadas e escuras exigem um stout ou trapista.


Para complementar
Onde há um prato ou estilo de cozinha típico, existe um tipo de cerveja especial local para complementar: uma English bitter com um sanduíche de pub; uma IPA com cheesburger americano, ou uma cerveja lager alemã defumada com queijo bávaro defumado.

Para contrastar
De vez em quando, escolha uma cerveja bem diferente do prato que vai degustar, especialmente em alimentos de sabor forte. A cerveja pode afetar seu paladar, causando equilíbrio; alimentos gordurosos mostram qualidades ocultas na cerveja, e a cerveja acalma sabores descontrolados.
Imagine uma English bitter forte junto com um pudim de tâmara e caramelo, ou uma sobremesa de chocolate super doce ao lado de uma cerveja de cereja.

cerveja, cervejas, cervejas artesanais, cervejas especiais, cerveja artesanal, cervejaria, cervejarias, malte, cevada, lúpulo, harmonização,















Cervejas especiais, cervejas, cerveja

SHARE

Unknown

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário