Por que o milho traz leveza para a cerveja

Porque o milho traz leveza para a cerveja

Por que o milho traz leveza para a cerveja

Cereal é usado como fonte de açúcares fermentáveis e acrescenta drinkability para a bebida.



Ele tem papel fundamental na culinária brasileira, está nas mesas do país desde os primórdios, seja em sua forma natural ou em produtos que o usam como matéria prima. É também uma das culturas mais conhecidas nas lavouras do país. E está presente até na cerveja. Sim, ele mesmo, o milho, cereal não maltado usado na fabricação das cervejas mais consumidas no país. Responsável por conferir suavidade para a bebida, ele é, na verdade, usado há séculos e não só no Brasil.


Se você não sabe, os quatro ingredientes básicos da cerveja são água, malte, lúpulo e levedura. Mas podem ser usados outros cereais não maltados como fonte de açúcar, como milho e arroz. No Brasil, o mais usado é o milho. Ele é adicionado no início da fabricação, na mostura, que é o cozimento desses grãos.
O papel do milho na cerveja é, basicamente, fornecer açúcares fermentáveis e tornar a cerveja mais leve, pois é um cereal de baixo teor proteico, explica Luciano Horn, Mestre Cervejeiro da Ambev. E isso garante uma cerveja fácil de beber e mais refrescante. Portanto, o ingrediente é usado estrategicamente para deixar a bebida refrescante, especialmente em países de forte calor, como no Brasil. É graças a ele que em dias quentes você consegue tomar várias geladas sem ficar com aquela sensação de estufamento. “Contribui muito para aumentar a drinkability, ou seja, deixa a cerveja mais suave”, diz.


Hoje sabe-se que o milho traz leveza à cerveja. Mas historicamente ele começou a ser usado por necessidade. Os cervejeiros produziam a bebida com o cereal mais encontrado em cada região. Como o milho é o cereal mais cultivado no mundo, ganhou as receitas pelos quatro cantos do planeta. “Não é uma coisa de ontem, sempre foi assim”, explica o Mestre Cervejeiro da Ambev, Luciano Horn.
Nas Américas do Norte e do Sul foi um dos ingredientes encontrados pelos imigrantes europeus, entre eles alemães, para que pudessem prosseguir fazendo a bebida que consumiam em suas terras natais.

Preferência do público


Horn destaca que no mundo as cervejas mais suaves são as preferidas do público, caso que se repete no Brasil. “E quais as preferidas? Essas que têm parte malte de cevada e parte cereais de menor poder proteico”, lembra.

A história da cerveja Antartica



SHARE

Unknown

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário